Aulas e Atividades



Na grade curricular

 

Educação Física

A Educação Física visa integrar os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, manutenção e melhoria da saúde. Proporciona a interação e inclusão democrática de todos, valorizando a aprendizagem social e o exercício crítico da cidadania. Além de reforçar a importância do respeito ao próximo e incentivar o trabalho coletivo.


Programa bilíngue

O Aquarela acredita que a aquisição de uma língua estrangeira na infância é fundamental para a formação de um cidadão preparado para os desafios da sociedade moderna. Por isso, em parceria com a Bebilíngue, empresa do Grupo TFLA Idiomas, proporcionará aos seus alunos um programa bilíngue consistente, para a geração de resultados positivos em todos os sentidos.


Música

Sempre percebemos que a música está presente em tudo que fazemos, até em nossa fala a música pulsa. Através da música como ferramenta construímos com nossos alunos: a compreensão de limites, de regras e do outro. A música vai além da recreação, assume o papel de auxiliar no desenvolvimento do cognitivo e funções motoras do nosso corpo. Visa ainda a apresentar as diferentes sonoridades, estimular a criatividade, e o uso de matérias recicláveis na construção de novos instrumentos.




Grade extracurricular

 

Ballet e Taekwondo

Como atividades extracurriculares o Aquarela oferece, após o horário de estudos, a oportunidade dos alunos frequentarem os aulas de Ballet e Taekwondo com professores especializados.




Atividades Complementares

 

Excursões e passeios

A aprendizagem só se consolida quando há significado. Para isso, proporcionamos aos alunos vivências nos diversos ambientes fora da escola. Ambientes estes que tenham relevância com o conteúdo trabalhado.


Oficina de culinária

A oficina de culinária tem por objetivo principal favorecer e estimular as crianças quanto a alimentação saudável, a origem dos alimentos e seu preparo. Oferecer de forma lúdica às crianças, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores, formas e sabores diversos.


Mostra de arte e cultura

A nossa proposta pedagógica privilegia a “Pedagogia de projetos” como opção metodológica, embasada com os pressupostos teóricos de Jean Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro. Visto que, o projeto é uma estratégia de trabalho em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento (interdisciplinaridade). A este projeto damos o nome de Projeto Institucional, que será trabalhado por toda a escola e durante todo o ano e culminado na Mostra de Arte e Cultura, que é um evento para toda a família. Através dos projetos podemos ir além dos muros da escola e propor situações que superem os limites impostos pelos conteúdos escolares.


Humanitarismo

No Aquarela visamos proporcionar o desenvolvimento global da criança. Assim, vários projetos são desenvolvidos no sentido de aguçar o humanitarismo.


“Na ausência do outro, o homem não se constrói.”

Lev Vygotsky.